FIQUE AVONTADE!

2 de jun de 2011

Meus Cuidados Com As Cutículas - Parte I

Eu estou num processo de parar de tirar as cutículas e vou mostrar para vocês o que estou usando.
 
             Quando eu falo “processo de parar de tirar as cutículas” é porque eu não to radical (jogando o alicate fora nem nada disso), só me adaptando a não cutucar tanto as coitadas.

            Eu tinha certo “TOC” por tirar as cutículas, era só ver que tinha qualquer indicio delas que eu já pegava o alicate e tirava, e nessa brincadeira as minhas unhas ficaram cheias de “ondinhas” que eu achava que eram delas mesmo.
            Eu não entendia porque minhas unhas não eram bonitas como as que eu via por aí, afinal de contas eu fazia tudo que tinha que ser feito...
            Foi aí que eu resolvi procurar na net como que as pessoas cuidavam das suas unhas, e nessa busca eu achei a Dani, do blog Unha Bonita e o blog da Michele, uma holandesa que nunca tirou as cutículas.
            Ao dar uma olhada nos blogs eu decidi, VOU PARAR DE TIRAR AS CUTÍCULAS!
            Mas como assim?? Parar de vez? Virar inimiga do alicate que a tantos anos me acompanhava?? Eu não consigo!!
            Vendo vários posts por essa blogosfera a fora eu fui pegando um pouco de cada coisa e montei a minha rotina de cuidados com as mãos.

            O detalhe é que eu NÃO estava disposta a pagar por produtos que, a meu ver, eram caros e as coisas ficaram assim:

Parei de usar acetona e passei a usar só os removedores sem acetona (to usando o da Risqué).
Amolei o alicate (parece estranho, mas faz todo sentido);
Passei a usar hidratante constantemente, mas um hidratante que não melecava minhas mãos já que tenho que trabalhar!!
A noite eu passo uma manteiga hidratante da Avon que já fazia um tempo que tinha comprado;
Passei a esfoliar as mãos e cutículas com açúcar (é, eu gosto de esfoliar com açúcar, já tinha comentado neste post);
A cada 3 dias mais ou menos eu passava óleo de amêndoas nas cutículas e massageava um pouco para ajudar a absorção;
Uma das coisas que fez mais efeito pra mim foi parar de fazer as unhas com água morna. Em vez disso eu to usando amolecedor de cutículas.
O passo a passo para fazer as unhas ficou assim:

Lavar as mãos e passar o amolecedor de cutículas (deixa por uns 5mim);
Com um pauzinho de laranjeira ou espátula (o que achar melhor) vá empurrando as cutículas de acordo com o desenho das suas unhas;
Retire o excesso de amolecedor e, com o alicate afiado retire as pelinhas que levantaram (mas presta atenção para tirar SÓ as pelinhas que levantaram!!)

 O processo é basicamente esse só que tem o detalhe (que esqueceram de me avisar!!) de que, nas primeiras semanas, as cutículas crescem muito!! Então eu fiz o seguinte:
Em um dia que eu estava bem calma e inspirada (porque se não eu ia acabar fazendo m*) passei o amolecedor e com o pauzinho de laranjeira levantei um pouco as cutículas, depois peguei o alicate e fui tirando aquela quantidade toda de cutícula, deixando só um pouco (mas eu só tirei o excesso e não a cutícula toda!!).
Acho que depois desse dia eu só fiz isso mais uma vez, normalmente hidratar e empurrar já resolve!

         No próximo post eu mostro o que to usando agora...

Um comentário:

  1. Um certo "TOC" por retirar cutículas????
    Era um Sr. TOC...rsrsrsr
    Que bom que está superando isso priminha!!!!
    Seu blog está ótimo, uma graça, repleto de boas dicas! Fico feliz por ser privilegiada e tê-las pessoalmente! Te amo! Tati

    ResponderExcluir