FIQUE AVONTADE!

8 de jun de 2011

Perfume contratipo, você sabe o que é?

           Eu estava pesquisando sobre essências para colocar no meu difusor e acabei entrando em sites de empresas que trabalham com perfumes contratipo.
   
Mas você sabe o que é um contratipo?

             São produtos similares aos importados, mas com preço bem mais em conta para quem não está disposto a pagar caro pela grife.
             De acordo com o perfumista Jean Luc Morineau, a diferença entre um importado e um similar está na concentração da essência, que determina o tempo de permanência do odor. ‘‘Os importados costumam ter de 15% a 20% de essência, enquanto num alternativo a concentração fica entre 5% e 7%’’, diz.(Mas isso não é em todo lugar, já vi empresar que também trabalham com 20% de concentração)
             Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Perfumaria, Higiene e Cosmética (Abiphec), não há nada de ilegal nesse processo. ‘‘Em nenhum momento se vende o produto como sendo o original, nós damos apenas uma referência’’, diz Juliana Carvalho, gerente administrativa de uma das maiores fabricantes brasileiras desse tipo de perfume, a Fator 5.
            ‘‘A fórmula exata de um perfume pertence à empresa que dá o nome
ao produto, e mesmo o fabricante da essência não pode fazer um perfume igual, apenas com a mesma linha olfativa’’, explica Sandra Heilborn, gerente de Marketing da Fav105, distribuidora das essências da multinacional suíça Firmenich, fabricante de alguns dos perfumes mais procurados em todo o mundo, como o Flower, da Kenzo, e o CK One, da Calvin Klein, e do brasileiro Tarsila, do Boticário.

            Em vez de nome, os perfumes contratipo costumam serem identificados com números. O cliente vê numa tabela o nome do importado e pede o perfume com o número que o identifica. Também são vendidos em embalagens bem mais modestas, com frascos bastante simples e válvulas de spray de materiais baratos. Com um produto muito próximo do original e custos menores na fabricação, no final o grande atrativo acaba sendo o preço.


 Bem interessante né? estou vendo alguns para comprar e se der tudo certo eu volto aqui para falar o que achei (principalmente da qualidade!)

Créditos aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário